Incentive seus filhos a beber mais água

Todo ano é a mesma coisa: agosto chega trazendo um tempo seco e um longo período de estiagem, principalmente aqui no centro-oeste. Nessa época a atenção com as crianças deve ser redobrada. Como seus mecanismos de controle de temperatura corporal não estão plenamente desenvolvidos, elas perdem líquidos com maior facilidade através da transpiração. Se elas não ingerirem  a quantidade de água necessária para repor o líquido perdido correm o risco de desidratarem.
E não adianta ser suquinho de frutas: elas precisam mesmo é de água. A ingestão de sucos pode atrapalhar a alimentação da criança, já que dão uma sensação de saciedade falsa. Os industrializados ainda contêm grandes concentrações de açúcar, conservantes e corantes, que podem ser alérgicos aos pequenos.
Os pequenos, na faixa etária de 1 a 3 anos, precisam ingerir 1,3 L de líquidos, que pode ser água, sucos ou até a umidade dos alimentos. Nos bebês a partir dos 6 meses de idade, o indicado é um copo de suco de 200 ml ao dia, e água.
Os primeiros sinais de desidratação são boca seca e urina concentrada, o que é prejudicial para os rins e pode trazer problemas para o sistema nervoso central. Outros sintomas são fraqueza, tontura, dor de cabeça, taquicardia e zumbido nos ouvidos. Nesta situação mais avançada o melhor a fazer é procurar um médico.
Contudo caso perceber sinais de desidratação, faça a criança beber água, e evite o consumo de refrigerantes, sucos ou isotônicos. Em casos de emergência, faça ou compre soro caseiro  (Ministério da Saúde distribui o soro nas redes da Farmácia Popular).
Para preparar o soro em casa, encha um copo com 200 ml de água filtrada e fervida, e dilua um punhado de açúcar e uma pitada de três dedos de sal. Misture e prove: o soro não deve ser mais salgado do que água de coco.
Entre os bebês com menos de 6 meses, o consumo de água só é indicado em situações específicas, quando a temperatura estiver elevada ou o tempo muito seco. O leite materno ou as fórmulas já têm a quantidade necessária de água para os pequenos.Contudo fique alerta: você pode dar entre 10 e 20 ml de água entre as mamadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário