A depressão é um mal comum

Como surge a depressão? Quais os sintomas? Você imagina que tem depressão? Se esse fantasma o assusta, garanto a você que é possível superá-lo. A depressão se parece com uma sensação de desapontamento. Parece uma sombra, uma nuvem densa em cima da sua cabeça. Você se levanta cansado e tudo o que faz exige bastante esforço. Tudo fica mais difícil. Aí você quase não sai, não aceita convites, prefere isolar-se cada vez mais. Você tenta não entregar-se, procura combater esse gigante, mas volta a sentir um desânimo que suga toda a energia restante. Parece que uma escuridão o cerca por todos os lados e você começa a descer ao poço sem fundo da depressão.
Os psicólogos afirmam que a depressão aflige a pessoa mais do que qualquer outra doença. E se houver alguma outra enfermidade, tal doença na presença da depressão galopa na direção errada. A depressão nos ronda muito mais do que imaginamos. Especialmente nas cidades grandes. A selva de concreto se tornou tão cruel conosco, não só pelas ofensas, mas também por nos ignorar e depois nos agredir com o espectro do medo.
A depressão pode estar ligada a alguma perda que tivemos. De um parente, a perda do namorado, da auto-estima, a perda de um emprego ou o medo de perdê-lo. Também pode estar ligada a uma reação de desapontamento, uma frustração grave e dolorida. Geralmente são ferimentos emocionais.
Comumente as pessoas estacionam em um clima negativo, descrito pelos especialistas como baixo astral. Elas conseguem viver, mas tudo ao redor fica sombrio e se sentem “pra baixo”.
Às vezes foi um insulto, uma rejeição, uma injustiça sofrida, multiplicados pela tristeza e pela raiva.
A chave para a depressão está em nossa reação a ela, nossa atitude para com essas coisas ruins que cruzam nosso caminho.
A Organização Mundial da Saúde estima que nos próximos vinte anos a depressão deve se tornar a doença mais comum em todo o mundo, atingindo mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde, incluindo o câncer e doenças cardíacas. De acordo com a organização, a depressão também será a mais onerosa para os cofres públicos devido a gastos com tratamentos para a população e perdas de produção.
Os países pobres são os que mais vão sofrer com o problema, pois são registrados mais eventos de depressão nestes lugares do que em países desenvolvidos.
O órgão anunciou durante a primeira Cúpula Global de Saúde Mental, realizada na Grécia, que mais de 450 milhões de pessoas são afetadas por transtornos mentais nos países em desenvolvimento.
O médico Shekhar Saxena, do Departamento de Saúde Mental da OMS, afirma que já é possível falar em epidemia silenciosa e que ela deve aumentar em termos de proporção enquanto a ocorrência de outras doenças está diminuindo. Além disso, até mesmo pessoas pobres que vivem em países ricos têm maior incidência da depressão do que as pessoas ricas destes mesmos países.
Como então podemos superar a depressão? Como qualquer outra doença física, o tratamento da depressão será feito após uma avaliação física e psíquica por um médico psiquiatra. O tratamento inclui medicamentos homeopáticos, que regulam a química cerebral, reflexoteapia, auriculoterapia, psicoterapia e outros...Existe um medicamento eficaz para a depressão e chama-se EXERCÍCIO FÍSICOS com uma alimentação equilibrada. Mas não se trata de qualquer exercício e sim um treino na intensidade ideal que alem de tratar a depressão, abaixa os níveis de cortisol.
Sua saúde através dos pés

A Reflexologia é uma boa aliada contra a depressão, a reflexoterapia (aplicação da reflexologia) é uma técnica capaz de avaliar e tratar distúrbios físicos e emocionais por meio de estímulos em plexos nervosos relacionados ao órgão ou a característica emocional em tratamento. É capaz de aliviar os mais variados sintomas, como dores musculares, enxaquecas, estresse, TPM, fibromialgia, insônia, má-circulação, problemas digestivos, alérgicos, e até aqueles de ordem emocional, como depressões, síndrome do pânico e ansiedades.



Não perca bons momentos de sua vida  por causa da depressão, faça reflexologia e viva a vida com mais


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário