Alimentação para diminuir sintomas da TPM

Mal humor, nervos à flor da pele, cansaço, desânimo e outros.. pelo menos uma vez por mês a mulher sente seu corpo ir de alto abaixo em poucos dias.. O mundo se torna cinza, coisas mínimas são altamente irritantes e qualquer coisa faz com que nós, as mulheres neste incrível estado hormonal, nos sintamos feias, gordas e não-amadas. Vontade de explodir o mundo, de sair gritando, de pedir colo, de afundar em uma panela de brigadeiro, de se empanturrar de chocolates.
Os sintomas da TPM podem derrubar qualquer mulher e deixar os companheiros sem entender o que está acontecendo. Não são necessários remédios para diminuir sintomas da TPM, uma dieta com os alimentos certos equilibrará o corpo, compensará a alteração hormonal e certamente acalmará os ânimos.
A tensão pré-menstrual causa desconforto e transtorno na vida de muitas mulheres, no entanto, temos uma boa notícia que pode ajudar as mulheres que tem problemas com a TPM: a alimentação pode ajudar a diminuir os sintomas da TPM.
A Dra. Mara Giegoli, coordenadora do Centro de apoio à Mulher com tensão pré-menstrual, dá dicas de como fazer da sua dieta um bom remédio para a TPM:

  • Para as mulheres que sofrem com ansiedade, irritabilidade e oscilações de humor, o ideal é consumir alimentos como nozes, castanhas, vegetais e cereais integrais que favorecem a liberação de serotonina, um neurotransmissor que controla a sensação de prazer e bem estar.
  • As mulheres que sofrem com inchaço, seios doloridos e ganho de peso, devem optar por alimentos diuréticos e funcionais, que ajudam a controlar o intestino. Consuma berinjela, agrião, alface, beterraba, chuchu e água de coco.
  • Para aquelas que ficam desesperadas por açúcar, que sentem fadiga e dor de cabeça, o ideal é comer a cada três horas, para acabar com aquela vontade incontrolável por doces. Consuma peixes, pães e massas integrais, frutas secas e bananas. Cuidado com os doces, coma no máximo uma porção de 50 gramas de chocolate, prefira o amargo, que é rico em antioxidantes e não estimula a compulsão.
  • Para a mulher que fica deprimida, com insônia e perde a memória, consuma alimentos que ajudam a combater a depressão como iogurte, cereais integrais, nozes, castanhas e peixes.
    Também é importante diminuir o sal para evitar inchaços e dores nas pernas. E cuidado com a cafeína, ela é estimulante e agrava os sintomas da TPM
Sua saúde através dos pés
A vida com a temível TPM pode ser bem mais fácil! Não trata-se de promessa falsa, mas a Reflexologia é uma boa aliada contra a TPM, a reflexoterapia (aplicação da reflexologia) é uma técnica capaz de avaliar e tratar distúrbios físicos e emocionais por meio de estímulos em plexos nervosos relacionados ao órgão ou a característica emocional em tratamento. É capaz de aliviar os mais variados sintomas, como dores musculares, enxaquecas, estresse, TPM, fibromialgia, insônia, má-circulação, problemas digestivos, alérgicos, e até aqueles de ordem emocional, como depressões, síndrome do pânico e ansiedades.

Não perca bons momentos de sua vida  por causa da TPM, faça reflexologia e viva a vida com mais prazer.

Fonte: Blog Multi Vegetal

Nenhum comentário:

Postar um comentário