Como parar de fumar?

O cigarro é um dos produtos de consumo mais vendidos no mundo. Satisfeitíssimos, os fabricantes orgulham-se de ter lucros impressionantes, influência política e prestígio. O único problema é que seus melhores clientes morrem um a um.

Até setecentos aditivos químicos talvez entrem nos ingredientes utilizados na fabricação de cigarros, mas a lei permite que os fabricantes guardem a lista em segredo. No entanto, constam entre os ingredientes matais pesados, pesticidas e inseticidas. Alguns são tão tóxicos que é ilegal despejá-los em aterros. Aquela atraente espiral de fumaça está repleta de umas 4.000 substâncias, entre as quais acetona, arsênico, butano, monóxido de carbono e cianido. Os pulmões dos fumantes e de quem está perto ficam expostos a pelo menos 43 substâncias comprovadamente cancerígenas.
   
Pulmões de um não fumante e de um fumante (olhem só a cor do segundo); no meio deste último par, um pobre coração, encardido, sofrido, arrasado… 

O primeiro passo é marcar uma data e espalhar a notícia para familiares e amigos. “Assim você assume um compromisso com as pessoas de quem gosta e isso vai ser um incentivo a mais para persistir na batalha”, afirma Ricardo Meireles, técnico antitabagismo do Instituto Nacional do Câncer, o Inca.

A etapa seguinte é pensar em estratégias sobre como parar de fumar: vou usar esse ou aquele método? Devo ou não tomar remédio? Será que é melhor buscar ajuda profissional? Consigo enfrentar a barra sozinho? Pergunte-se também quais são os gatilhos que o levam a acender um cigarro.

Se você fuma para aliviar a tensão, por exemplo, o ideal é que evite ficar estressado durante a abstinência. Vale até procurar um médico, que poderá receitar um antidepressivo. “Para quem sente muita falta de segurar o cigarro, a recomendação pode ser manter as mãos ocupadas com outras coisas, como canetas ou elásticos”, explica Jaqueline. Outra boa dica é conversar com ex-fumantes. Eles vão contar como foi esse processo, o que fizeram para conseguir, qual o método que usaram. Os especialistas também sugerem que você escreva os motivos que o levaram a tomar a decisão e listar os benefícios que ela trará à sua vida. Lembre-se de carregar esse papel sempre com você. E aí, quando bater aquela vontade de jogar tudo para o alto e botar o cigarro na boca, leia o texto com atenção.


Para parar de fumar é preciso combater as causas que levam o fumante ativo à prática desse mau hábito. Elas são identificadas e definidas como sendo: 

  • a dependência psicológica: O fumante ativo condiciona-se a responder aos estímulos externos, fumando sem perceber, impulsiva e irrefletidamente. Repare quantos cigarros são fumados por impulso, sem que se tenha vontade.

  • a dependência química: Faz com que o fumante ativo fume para aliviar os efeitos dos sintomas da abstinência à nicotina. Para repô-la no sangue, ele fuma.

  • a falta de vontade para enfrentar o vício: A vontade enfraquecida pelas frustrações faz o fumante ativo abandonar-se ao vício. Ele passa a fumar um, dois, três maços por dia. Ele acha impossível parar de fumar. Esta vontade deverá ser recuperada, promovendo a sua auto-estima e vislumbrando um futuro melhor construído por si mesmo, melhorando-se e à sua qualidade de vida, a cada momento.
Existe um Método paulatino que ensina o fumante ativo a trabalhar estas causas, mental e psicologicamente, dando-lhe todas as condições para enfrentar o seu vício.

Elaborou-se, então, um plano de ação individual, com duração de doze meses, a fim de atender aos objetivos abaixo, implementando-se alterações decorrentes da nova postura mental diante do hábito de fumar, que o fumante ativo irá adquirir. 

Problemas de saúde causado pelo fumo:



Os benefícios da cessação tabágica são indiscutíveis. Alguns são imediatos, outros demoram anos. Mas vale sempre a pena deixar de fumar.


Para minimizar o risco de aumento de peso, as especialistas aconselham a «fazer exercício físico regularmente» (pelo menos, uma caminhada) e «uma alimentação equilibrada, rica em fibras, frutas e vegetais, e evitando snacks e refrigerantes». As pessoas que sintam falta da sensação de ter a boca ‘ocupada’ podem recorrer a rebuçados sem açúcar ou a pastilhas elásticas, e lembrar-se que devem preferir uma peça de fruta ou uma cenoura a um doce. Mas sem exageros. «Não é, de todo, aconselhável adoptar uma dieta de emagrecimento» numa altura em que se deixa de fumar.
  
Deixar um vício não é fácil mas esteja decidido a parar de fumar, peça ajuda, pense nos benefícios e tenho certeza que você vai conseguir atingir o seu objetivo. Compartilhe com outras pessoas as suas experiencias, dificuldades e os benefícios por abandonar o vício.

Quero parar de fumar - Teste

Nenhum comentário:

Postar um comentário