Faça o teste e veja qual é seu nível de stress

Este post é dedicado a todos (inclusive a mim) que passam por situações  de extrema preocupação ou momentos em que o cortisol e a adrenalina sobem a níveis elevados quase que diariamente. A palavrinha mágica de hoje é: ESTRESSE…

O estresse pode ser mais devastador do que imaginamos, causando uma série de problemas, tais como doenças, câncer, hipertensão, obesidade, rugas, irregularidade menstrual, depressão, diabetes, asma e psoríase, entre outras. Você sabia que de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o estresse, em suas mais variadas formas, atinge perto de 90% da população do planeta.

Apesar de ser constantemente citado como um mal da modernidade, o estresse é conhecido desde as eras mais primitivas. Para o homem das cavernas, ele servia como um escudo: diante de uma situação de perigo iminente, estimulava o organismo a produzir as substâncias necessárias para lutar ou fugir. Hoje, por outro lado, não é preciso muito para levar o corpo a esse estado de alerta: há quem sofra com ele ao enfrentar a fila do banco, ao discutir com o parceiro ou ao enfrentar uma entrevista de emprego.

Segundo a endocrinologista Dolores Pardini, do Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), quanto mais tempo se vive sob estresse, maior a quantidade de adrenalina e cortisol liberada no organismo – hormônios produzidos nos momentos de tensão.

A adrenalina, cuja função é bloquear o sangue em vários órgãos e enviá-lo aos músculos para corrermos das ameaças, pode levar à hipertensão quando fabricada em excesso. Já o exagero de cortisol, hormônio que libera açúcar na corrente sanguínea para servir de energia durante a fuga, pode até evoluir para diabetes em pessoas predispostas à doença.

Para evitar que o estresse tenha um efeito devastador sobre a vida e a saúde, é necessário ficar de olho nos sintomas e puxar o freio de mão caso eles apareçam com freqüência no cotidiano. Praticar exercícios físicos, adotar uma alimentação balanceada, utilizar de técnicas de relaxamento e respiração profunda e ter uma visão realista dos acontecimentos estão entre as estratégias mais empregadas na prevenção e no controle do estresse. Para diminuir a pressão é interessante ver o lado positivo das coisas.  Procure ser mais light nas suas atividades. Pensamentos positivos espantam o estresse e o mau humor. Se mesmo assim for difícil regular os níveis de tensão, é melhor procurar ajuda profissional.

Faça o teste e veja qual é o nível do seu stress

Fonte de pesquisa:  Saúde IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário