Por que parar de fumar?



A organização mundial da saúde  (OMS) declarou? “O cigarro é ...um produto feito de forma muito inteligente para liberar a quantidade certa de nicotina a fim de manter o usuário viciado pelo resto da vida, até matá-lo”
O fumo está ligado a mais de 25 doenças mortíferas. Por exemplo, ele aumenta a possibilidade de se ter um ataque cardíaco, derrame, bronquite crônica, enfisema e vários tipos de câncer, em especial de pulmão. Os dentes e os dedos ficam manchados, com uma coloração castanho-amarelada. Nos homens, ele contribui para a impotência sexual. Causa tosse e fala de ar. Também, é mais provável que o fumante desenvolva rugas faciais precoces e outros problemas de pele.
Mulheres grávidas que fumam põe o bebê em perigo. A nicotina, o monóxido de carbono e outras substâncias químicas perigosas contidas na fumaça do cigarro entram na corrente sanguinea da mãe e passam diretamente para o bebê no útero. As conseqüências são maior probabilidade de abosto espontâneo, de o bebê nascer ou de morrer depois do parto. Além disso, bebês cujas mães fumam durante a gravidez têm risco três vezes maior de sofrer a síndrome da morte súbita na infância.
E os cachimbos e charutos? Embora a indústria do fumo há muito tempo os promova como símbolo de status, a fumaça que liberam é tão mortífera quanto a do cigarro. Mesmo que não inale a fumaça do charuto ou do cachimbo, o fumante corre mais risco de ter câncer nos lábios, na boca e na língua.
Será mais seguro usar tabaco que não é fumado? Há dois tipos: snuff e o fumo de mascar. O primeiro é tabaco em pó, em geral vendido em latas ou saqunhos, que costumam ser colocados por dentro do lábios inferior ou da bochecha. O fumo de mascar é vendido em corda, em geral num saco. Tanto um tipo como o outro mancha os dentes, causa mau hálito, câncer na boca e da fareinge, vício de nicotina, manchas esbranquiçadas na boca que podem virar câncer, retração das gengivas e reabsorção óssea ao redor dos dentes.
“Nma classificação da capacidade viciadora de drogas psicoativas, a nicotina foi considerada mais viciadora do que a heroína e a cocaína”, diz a OMS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário