O colesterol é visto como um verdadeiro vilão, mas na verdade ele é muito importante para o nosso corpo. Graças à ele, vários hormônios são produzidos e as membranas celulares podem funcionar bem, só para citar algumas tarefas.
Nosso próprio organismo produz 70% do colesterol e o restante vem do prato. O foco da questão, são as lipoproteínas que a transportam pelo nosso corpo: a LDL e a HDL.
LDL – carrega o colesterol para as artérias, aumentando o risco de ocorrer formação de placas de gordura que, mais tarde, podem gerar doenças cardiovasculares
HDL – é responsável por tirar a molécula dos tecidos e conduzi-la ao fígado para ser eliminada.
O problema acontece quando há um desequilíbrio entre esses meios de transporte e a LDL é muito alta na corrente sanguínea. Na maioria dos casos, a culpa é de uma dieta cheia de gordura saturada, aquela encontrada na carne vermelha, na pele do frango, na salsicha, no salame e por aí vai. Por isso, a principal recomendação para combater o colesterol é fazer uma reeducação alimentar: consumir moderadamente as fontes de gordura saturada e investir em uma dieta magra e turbinada com fibras solúveis, oleaginosas, produtos à base de soja e alimentos enriquecidos com fitoesterois.
Nenhum comentário:
Postar um comentário