Praticamente 70% do nosso corpo é constituído por água, e essa água precisa ser renovada constantemente. Muitas pessoas não bebem água por falta de tempo, de sede, de conhecimento de sua necessidade, por esquecimento ou acreditem, de preguiça de ir ao banheiro! Nos dias de hoje a correria é tanta que fica difícil parar toda hora para beber água mas mesmo assim, devemos arranjar um tempinho ou uma forma de fazê-lo. Tenha sempre uma garrafinha de água junto de você. Assim, aos poucos você acostuma e ela passa a fazer falta no seu dia-a-dia.
A água tem inúmeras funções no organismo, todas elas essenciais à saúde e à manutenção da vida: hidratação, respiração, circulação sanguínea, manutenção da temperatura corporal, digestão e transporte de nutrientes, funcionamento intestinal, sistema imunológico, eliminação de toxinas , etc.
A quantidade de água que devemos ingerir por dia depende da quantidade eliminada. Eliminamos cerca de 2 litros de água por dia pela urina, fezes, transpiração e expiração do ar. Sendo assim a mesma quantidade de líquidos deve ser ingerida . A quantidade pode aumentar dependendo de outros fatores como peso, altura, sexo, atividade física, clima etc. Homens devem ingerir cerca de 1 litro a mais do que mulheres.
Não se deve esperar ter sede para beber água . Muitas pessoas não sentem sede e, sem beber água, acabam prejudicando o funcionamento normal do organismo, apresentando vários sintomas e doenças que nem imaginam ter como causa a falta de ingestão de água.
Uma forma de se observar se a quantidade de água ingerida é adequada, é observar a quantidade de urina eliminada no dia e sua cor . Quando a quantidade de água é suficiente, a urina é eliminada em grande quantidade e em cor clara, quase transparente. Se a sua urina é pouca e de cor escura, o seu corpo está avisando que precisa de mais água.
O ideal é que se beba água aos poucos, ao longo de todo o dia, algo como um copo por hora. A água existente nos alimentos também é válida para completar a quantidade necessária de água do dia. Frutas e legumes com alto teor de água e sopas são boas opções. Porém, deve-se ter sempre em mente que a maior parte deve ser ingerida sob forma de água PURA, e não de sucos ou refrigerantes.
Evite ingerir líquidos pelo menos uma hora antes e uma hora depois das refeições para não prejudicar a digestão. Se não conseguir, tente pelo menos reduzir a quantidade (beba no máximo meio copo de líquido por refeição). Aumente o consumo de água quando:
- Estiver muito calor
- Praticar atividade física
- Ingerir bebidas alcoólicas
- Estiver doente (gripe, resfriados, febre, etc)
A ingestão insuficiente de água pode causar cabelos secos e quebradiços , descamação do couro cabeludo; distúrbios de concentração , de sono e memória ; dores de cabeça , fadiga; ressecamento dos olhos e nariz, conjuntivites, sinusites , bronquites e pneumonias; lesões da pele, cravos e espinhas; queda e enfraquecimento dos pêlos; baixa produção de saliva; cãibras, fraqueza muscular e problemas ósseos e dentais ; respiração dificultada e falta de ar; constipação (intestino preso) e sangramento retal; impotência , etc.
Água é vida. Água é defesa. Água é desintoxicação. Água é disposição. Água é saúde!! Você precisa de mais algum motivo para beber água?
Nenhum comentário:
Postar um comentário